Foto:Heiko Rebsch / dpa Picture-Alliance via AFP
Um carro atropelou várias pessoas num mercado de Natal na Alemanha, fazendo pelo menos dois mortos. Uma multidão de pessoas que circulavam num mercado de Natal, em Magdeburgo, foram atropeladas ao fim da tarde desta sexta-feira.
O ataque aconteceu cerca das 19h00 e o condutor foi detido no local.
O suspeito tem 50 anos e é um cidadão da Arábia Saudita. Chegou à Alemanha em março de 2006 e recebeu estatuto de refugiado em julho de 2016. O Der Spiegel refere que é especialista em psiquiatria e psicoterapia.
A área foi evacuada pela polícia alemã, numa primeira fase para a busca de explosivos.
Entretanto, o chanceler alemão, Olaf Scholz, já expressou preocupação com o incidente: "Os relatórios de Magdeburg sugerem algo de mau. Os meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias", escreveu Scholz na rede social X.
Die Meldungen aus Magdeburg lassen Schlimmes erahnen.
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) December 20, 2024
Meine Gedanken sind bei den Opfern und ihren Angehörigen. Wir stehen an ihrer Seite und an der Seite der Magdeburgerinnen und Magdeburger. Mein Dank gilt den engagierten Rettungskräften in diesen bangen Stunden.
O departamento de polícia de Magdeburg também reportou, na mesma plataforma digital, que "estão a decorrer, neste momento, extensas operações policiais no mercado de Natal. O recinto no centro da cidade está fechado”.
O ministro da Saxónia-Anhalt, Presiden Reiner Haseloff, de acordo com a agência de notícias dpa, descreveu o incidente como "um evento terrível, especialmente nos dias que antecedem o Natal".